quarta-feira, 24 de setembro de 2008

COMMUNIS PB EM LUTO


Durante esta semana, Pedro Morais, colega de curso e que atualmente estava no Sistema Correio como auxiliar de reportagem, cometeu suicídio.

Ainda não sabemos o motivo do acontecido, mas também, perante o acontecido, é uma cláusula em comparação a este fato.

O Communis PB deixa público seus sentimentos de pêsames para a família e amigos.

Alisson CP e Edilane Ferreira

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cabeça de Rede - (Des)Transmissões Olímpicas


Vê porque eu peço que você, leitor, comente sobre o que eu escrevo? Graças a você que comentou lembrei de assuntos que havia esquecido de falar, e que lembrei de novo.

Pois é, depois dos beijos, as tapas de Beijing 2008...

Como já citaram nos comentários da postagem passada e viram nos jornais, na cerimônia de abertura a garota que estava cantando estava apenas dublando uma outra, que era feinha... E alguns fogos de artifício estavam sendo gerados pelo computador, para deixar a transmissão mais bela. Bela, porém, inverídica.

E tapas também nas transmissões que não aconteceram das Paraolimpíadas. Graças a Deus que nossos paraatletas foram 9º no quadro de medalhas, mas bem que a imprensa que pagou pelas transmissões dos jogos "normais", poderia ter transmitido as Paraolimpíadas também. Mas como não é do interesse deles... Na BAND via algumas vinhetas de madrugada, na Globo só os patrocinadores quando o Globo Esporte falava. Alias na foto está escrito o que acho que foi o pensamento da Fu Niu Lele, a vaquinha-mascote das Paraolimpídas.

Então, uma salva de palmas para a TV Brasil, que transmitiu a cerimônia de abertura e encerramento, onde pude chorar de novo após a tocha ser apagada, mas dessa vez, realmente, foi o fim dos jogos olímpicos de Beijing.

Até London (Londres) 2012 atletas e Paraatletas! E ajeita essa equipe esportiva aí Record!

>Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres (London 2012)
http://www.london2012.com

Por Alisson CP

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cabeça de Rede - Transmissões olímpicas


Olha só, de novo falando sobre televisão. Mas pelos assuntos terem tido boa aceitação, vale a pena.
Ainda mais falar deste assunto de carater internacional.

"Que bonito, que alegria, que beleza..." Pensei no bordão de Paulo Bonfá (Rockgol, MTV Brasil) ao assistir desde a cerimônia de abertura a de encerramento das olimpíadas. Aquelas lindas imagens (que dependendo do aparelho de tv e da antena, vieram em HDTV) feitas de Pequim foram um show. Mas não "caiamos" nessa de BAND, Globo ou Record como emissoras oficiais de Olimpíadas (ainda mais a Record que nem transmitiu). As imagens das Olimpíadas foram geradas para todo mundo pelo canal estatal (quem diria) chinês CCTV (Chinese Comunnit Television, Televisão da Comunidade Chinesa) que durante as olimpíadas foram o BOB (Beijing Olympic Broadcasting, Transmissão Olímpica de Pequim). Sempre que você via cinegrafistas eles tinham escrito BOB na camiseta ou colete que usavam.

Como a CCTV na china tem vários canais, foi fácil para eles fazerem o mosáico de transmissão, que é onde eles enviam as imagens de tudo que acontece nas Olimpíadas para que as emissoras do mundo todo que estão recebendo as imagens escolham o que transmitir. Muito interessante.

Deixo como sugestão links do YouTube que mostram como ficam os canais da CCTV/BOB quando não tem eventos sendo transmitidos (Feeds).

*Feed CCTV-BOB canal 1 - http://www.youtube.com/watch?v=ZNI1hCzK_WQ
*Feed CCTV-BOB canal 3 - http://www.youtube.com/watch?v=37mNAaqnw8Q
*Feed CCTV-BOB canal 7 - http://www.youtube.com/watch?v=dR-WfGcpwkk

É o crescimento chinês dando muita audiência em todo o mundo, com o maior espetáculo esportivo do mundo.

>CCTV - China
http://english.cctv.com/

Por Alisson CP

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cabeça de Rede - Excesso de falta de contingente

"Até Londres 2012, onde pelo jeito vamos ter que assistir pela televisão mesmo".
Luciano Do Valle, na Cerimônia de Encerramento de Beijing 2008, lamentando a exclusividade da Rede Record com as próximas olimpíadas

Vimos pela divulgação da Rede Record que ultimamente eles estão abrindo a carteira quando se trata de esportes. Juntando, eles além de terem os direitos exclusivos de transmissão das competições da UEFA (que, concondando com um artigo que li em outro blog, nunca interessou a Rede Globo), agora eles adquiriram direitos de exclusividade de transmissão de Vancouver 2010 (Jogos Olímpicos de Inverno, que assim como os Jogos Paraolímpicos, nunca foi de interesse da imprensa brasileira [este último, o Brasil ganha mas medalhas que nos jogos "normais]), Guadalajara 2011 (Jogos Panamericanos, no México) e, agora, London 2012 (Jogos Olímpicos de Verão de Londres).
Só pra dar uma pincelada, uma empresa de televisão pode adquirir os direitos normais de transmissão ou então abrir mais o bolso e comprar os direitos exclusivos de transmissão, onde só ela pode veicular e divulgar imagens sobre o evento em questão.

Porém leitor, eu fico pensando... Sei que está cedo, mas será que a Rede Record fará uma boa cobertura com sua atual pouca (mas experiente) equipe esportiva? Vendo pela Euro 2008 (Eurocopa) que foi transmitida em Julho, que só tinham de fixos mesmo Mauricio Torres e Mille Lacombe que são de lá mesmo (Éder Luiz e Eduardo Savoia vem "terceirizados" da Transamérica Pop, pois eles são da equipe esportiva de lá). Assim, pela boa transmissão para o Brasil, já que as outras emissoras vão ficar de fora, eu me preocupo que uma boa cobertura seja feita. E alias, até agora nada de Record Esportes, que seria o projeto da primeira emissora 100% esportes da TV aberta (podem lembrar da TV Esporte Interativo, mas só assiste quem tem parabólica).

Para você que gosta de esportes e lê esse blog, que poder estar preocupado como eu... Deixo de sugestão que envie um e-mail para a Rede Record e dê um "aviso" a Eduardo Zebini, o diretor esportivo, pois quanto mais cedo a equipe de esportes pudesse se preparar, melhor. E quem sabe com a vinda da Record Esportes, toda essa preocupação se torne alegria com a abertura de Vancouver 2010 (entre os meses de Fevereiro e Março). Porém, fica um alerta... Apesar da inauguração da Record News a algum tempo, até hoje aqui em João Pessoa não temos a imagem em TV aberta. Se for pra Record Esportes também não ter, mais uma vez vamos ficar chupando dedo.

Para fechar: Quem está com o fone de ouvido na foto é Álvaro José, que já foi da Record, mas a algum tempo está no Band Sports (em raros momentos, como nas Olimpíadas ou transmissão conjunta, ele aparece na Band). Só pra mostrar ainda mais que a equipe precisa de novas peças.

>Rede Record de Televisão
http://www.rederecord.com.br

Por Alisson CP