quinta-feira, 26 de março de 2009

TV UFPB se prepara para ser canal aberto


Davi Molinari e Rosana Ferreira, coodernadores da Superintendência de Rede da TV Brasil, se reuniram nesta quarta-feira (25) com a diretora do Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba, Sandra Moura. A visita faz parte do processo de preparação para a inclusão da TV UFPB na rede nacional de emissoras parceiras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) uma empresa de economia mista criada em 2007 para gerir o sistema de rádio e televisão públicas federais.

A EBC tem interesse em ajudar a TV UFPB a se instalar e operar, efetivamente, “porque ela é uma outorga da própria EBC à Universidade, explicou Davi Molinari. Ele também veio a João Pessoa para verificar as futuras instalações da TV UFPB e os equipamentos já disponíveis, além de identificar as tecnologias que serão necessárias para o completo funcionamento da TV da Universidade.

Molinari acrescentou que a UFPB, a TVUFPB e EBC já são parceiros na prática. “Agora, como vamos operar a execução disso? Viemos fazer um levantamento das condições de recursos técnicos e humanos; estamos acompanhando um cronograma de ampliação da TV, que a universidade já fez, e queremos nos inserir nesse projeto, contribuir com recursos técnicos e capacitação humana para que a TV venha a operar”, completou.

Ele acrescentou que está acontecendo esta semana, em Brasília, o Fórum Nacional das TVs Públicas. “Temos uma ampla oportunidade no País de fazer uma TV pública, que não está nem no campo das TVs privadas e nem e está no campo das TVs estatais. Apesar de ser um benefício gerado pelo estado, a TV pública tem a missão de servir ao interesse público e não ao interesse da audiência, da busca do público”.

O interesse público, no caso das TVs, explicou Molinari, “é aquilo que não é mediado pela audiência nem pelo Governo. Como temos essa missão hoje, o surgimento da EBC nos abriu essa janela: o governo federal mandou medida provisória abrindo mão de suas TVs estatais para a construção de uma TV publica que tenha um conselho formado por representante da sociedade”.


Fonte: Pólo Multimídia UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário