quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

"Cabeça de Rede" - Estréia

Grande abraço a você leitor do blog CommunisPB!

Opa, novo integrante da equipe do blog. Sou Alisson Cavalcanti, 18 anos, muito prazer. Ontem um sonhador em fazer do rádio minha vida profissional, hoje uma realidade fazendo o curso de Radialismo em Rádio e TV do Funetec - Cefet-Pb. E amanhã... O amanhã eu que irei fazer, mas terei garra para fazer meu sucesso nas grandes redes de rádio do país. Pois é! Quem pensa grande tem sucesso grande! ;)

Estréio hoje com minha coluna "Cabeça de Rede", onde estarei comentando semanalmente o que acontece nas grandonas, as redes de rádios, e as emissoras de maior sucesso e audiência dos eixos sudeste/sul/centro oeste. Claro que quando uma rádio aqui perto de nós fizer um barulho pode crer que estarei falando aqui, nem se preocupe. Mas como eu me identifico a área de redes de rádio é esse assunto que irá predominar por aqui.

Para iniciar minha primeira "blogada", vamos conhecer algumas das principais rádios e redes de rádio de acordo com o Ibope de Dezembro/2007.Então let's go!

- Síntese da história das principais rádios e redes brasileiras

>NATIVA FM - 95,3 FM - http://www.nativafm.com.br/
Rádio pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Estranha o 1º lugar geral não ser uma rádio que você conheça? Pois é. A Nativa FM lidera o ranking com sua programação com axé, sertanejo, pagode e etc. Veio de um desmembramento da programação jovem da Band FM, onde os estilos "do Brasil" predominam. Dentro de São Paulo a Nativa FM consegue desbancar as redes Pop com essa programação bem brasileira.

>MIX FM - 106,3 FM - http://www.mixfm.com.br/
"O melhor MIX do Brasil" é o slogan desta rádio que está mexendo com o mercado. Nascida em 1997, se transformou em rede de rádios a partir de 2001. Sua marca maior era a programação Pop/Rock, mas foram incluídos HipHop e nas noites de sábado, música eletrônica para os baladeiros de plantão. Essas inclusões podem ter sido as influências para o aumento da audiência e essa posição considerável entre as grandes.

>METROPOLITANA FM - 98,5 FM - http://www.metropolitanafm.com.br/
Fundada em 1996 é uma rádio que quer se tornar uma rede (hoje possui uma afiliada, inaugurada em dezembro, em Itajaí - SC). Voltada para o público jovem com sua programação Pop/Rock, Dance e Black. O humor é presente com o programa "Chupim", que aparece em quase todos os breaks comerciais.


>JOVEM PAN (AM) E JOVEM PAN 2 (FM) - 620 KHz / 100,9 FM - http://www.jovempan.com.br/ / http://www.jovempanfm.com.br/
Jovem Pan 1? Não, a AM é só Jovem Pan. A Rádio Panamericana S/A, o nome original da Jovem Pan, foi inaugurada em São Paulo em 1944. O nome Jovem Pan só em 1966. A prestação de serviços e de jornalismo é sua marca até hoje. Em 1976, quando a Jovem Pan passou a ter sua sede na Av. Paulista foi que chegou a proposta da Jovem Pan FM (Jovem Pan 2), conquistando seu espaço especialmente pelas inovações que introduziu no universo das emissoras de freqüência modulada (FM), sempre utilizando os transmissores mais modernos. A Rede Jovem Pan Sat veio em 1994, com áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país.


>REDE TRANSAMÉRICA - http://www.transanet.com.br/
A Transamérica teve início em 1973 em Recife, depois de alguns anos é que foi para São Paulo. Durante essa fase não havia locutores ao vivo, os programas eram gravados e enviados para as emissoras próprias existentes (Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador, as chamas afiliadas próprias). No começo a programação era voltada para os públicos A e B com mais de 25 anos. Num show de tecnologia, sua torre tem 180 metros (três vezes a altura do Cristo Redentor). Isso faz com que a Transamérica junto com seus potentes transmissores seja a rádio que tem a maior potência irradiada em FM no mundo. Hoje a Transamérica se modifica dentro de seus 4 segmentos: POP (Pop/Rock, Dance, Reggae, Black), HITS (músicas nacionais como axé, pagode, forró e internacionais), LIGHT (público adulto com flashbacks nacionais e internacionais), e INTERNACIONAL (contrato fechado com uma das maiores empresas de Soluções em Web do mundo, Voix Japan Inc, permite que a Transamérica tenha afiliadas em todo o mundo).


>ENERGIA 97 - 97,7 FM - http://www.97fm.com.br/
"A novidade começa aqui!" Criada em 1997, a Energia 97 é muito voltada ao cenário eletrônico, sempre com DJs mixando todos os dias na programação e com esse segmento incluído e muito em sua grade normal. Os destaques da programação são o irreverente "Palhacinho", o "Estádio 97" e a especialidade de música eletrônica no "Clubtronic", onde vários DJs tocam na semana.


Estas são as rádios que tiveram bom desempenho no Ibope em Dezembro e as que vêm crescendo sempre. Todas empenhadas em ter sua grade no estilo que o ouvinte quer e adepta a mudanças, afinal com certeza o Ibope pode mudar de uma hora para outra, isso é bom para o ouvinte. Quem ganha somos nós em termos boas rádios com diversidade do que ouvir na hora que quisermos boa qualidade.


Fecho meu primeiro post. Peço a você que comente essa história. Agradou? Esqueci de alguma rádio? Deixe seu comentário, sua opinião é sempre importante.


Abraços e até a Próxima postada! ;)


Por Alisson Cavalcanti

Um comentário:

  1. O Alisson Cavalcanti realmente demontrou um excelente conteúdo, e segurança naquilo que escreveu. Inaugurando a Caluna "Cabeça de Rede", com ênfase nas rádios nacionais de maior sucesso. Se realmente ele mostrar um pouquinho das nossas rádios paraibanas, irá valorizar ainda mais o conteúdo do "Communis PB".

    José Carlos Brito

    ResponderExcluir