Opa, novo integrante da equipe do blog. Sou Alisson Cavalcanti, 18 anos, muito prazer. Ontem um sonhador em fazer do rádio minha vida profissional, hoje uma realidade fazendo o curso de Radialismo em Rádio e TV do Funetec - Cefet-Pb. E amanhã... O amanhã eu que irei fazer, mas terei garra para fazer meu sucesso nas grandes redes de rádio do país. Pois é! Quem pensa grande tem sucesso grande! ;)
Estréio hoje com minha coluna "Cabeça de Rede", onde estarei comentando semanalmente o que acontece nas grandonas, as redes de rádios, e as emissoras de maior sucesso e audiência dos eixos sudeste/sul/centro oeste. Claro que quando uma rádio aqui perto de nós fizer um barulho pode crer que estarei falando aqui, nem se preocupe. Mas como eu me identifico a área de redes de rádio é esse assunto que irá predominar por aqui.
Para iniciar minha primeira "blogada", vamos conhecer algumas das principais rádios e redes de rádio de acordo com o Ibope de Dezembro/2007.Então let's go!
- Síntese da história das principais rádios e redes brasileiras
>NATIVA FM - 95,3 FM - http://www.nativafm.com.br/
Rádio pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Estranha o 1º lugar geral não ser uma rádio que você conheça? Pois é. A Nativa FM lidera o ranking com sua programação com axé, sertanejo, pagode e etc. Veio de um desmembramento da programação jovem da Band FM, onde os estilos "do Brasil" predominam. Dentro de São Paulo a Nativa FM consegue desbancar as redes Pop com essa programação bem brasileira.
>MIX FM - 106,3 FM - http://www.mixfm.com.br/
"O melhor MIX do Brasil" é o slogan desta rádio que está mexendo com o mercado. Nascida em 1997, se transformou em rede de rádios a partir de 2001. Sua marca maior era a programação Pop/Rock, mas foram incluídos HipHop e nas noites de sábado, música eletrônica para os baladeiros de plantão. Essas inclusões podem ter sido as influências para o aumento da audiência e essa posição considerável entre as grandes.
>METROPOLITANA FM - 98,5 FM - http://www.metropolitanafm.com.br/
Fundada em 1996 é uma rádio que quer se tornar uma rede (hoje possui uma afiliada, inaugurada em dezembro, em Itajaí - SC). Voltada para o público jovem com sua programação Pop/Rock, Dance e Black. O humor é presente com o programa "Chupim", que aparece em quase todos os breaks comerciais.
>JOVEM PAN (AM) E JOVEM PAN 2 (FM) - 620 KHz / 100,9 FM - http://www.jovempan.com.br/ / http://www.jovempanfm.com.br/
Jovem Pan 1? Não, a AM é só Jovem Pan. A Rádio Panamericana S/A, o nome original da Jovem Pan, foi inaugurada em São Paulo em 1944. O nome Jovem Pan só em 1966. A prestação de serviços e de jornalismo é sua marca até hoje. Em 1976, quando a Jovem Pan passou a ter sua sede na Av. Paulista foi que chegou a proposta da Jovem Pan FM (Jovem Pan 2), conquistando seu espaço especialmente pelas inovações que introduziu no universo das emissoras de freqüência modulada (FM), sempre utilizando os transmissores mais modernos. A Rede Jovem Pan Sat veio em 1994, com áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país.
>REDE TRANSAMÉRICA - http://www.transanet.com.br/
A Transamérica teve início em 1973 em Recife, depois de alguns anos é que foi para São Paulo. Durante essa fase não havia locutores ao vivo, os programas eram gravados e enviados para as emissoras próprias existentes (Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador, as chamas afiliadas próprias). No começo a programação era voltada para os públicos A e B com mais de 25 anos. Num show de tecnologia, sua torre tem 180 metros (três vezes a altura do Cristo Redentor). Isso faz com que a Transamérica junto com seus potentes transmissores seja a rádio que tem a maior potência irradiada em FM no mundo. Hoje a Transamérica se modifica dentro de seus 4 segmentos: POP (Pop/Rock, Dance, Reggae, Black), HITS (músicas nacionais como axé, pagode, forró e internacionais), LIGHT (público adulto com flashbacks nacionais e internacionais), e INTERNACIONAL (contrato fechado com uma das maiores empresas de Soluções em Web do mundo, Voix Japan Inc, permite que a Transamérica tenha afiliadas em todo o mundo).
>ENERGIA 97 - 97,7 FM - http://www.97fm.com.br/
"A novidade começa aqui!" Criada em 1997, a Energia 97 é muito voltada ao cenário eletrônico, sempre com DJs mixando todos os dias na programação e com esse segmento incluído e muito em sua grade normal. Os destaques da programação são o irreverente "Palhacinho", o "Estádio 97" e a especialidade de música eletrônica no "Clubtronic", onde vários DJs tocam na semana.
Estas são as rádios que tiveram bom desempenho no Ibope em Dezembro e as que vêm crescendo sempre. Todas empenhadas em ter sua grade no estilo que o ouvinte quer e adepta a mudanças, afinal com certeza o Ibope pode mudar de uma hora para outra, isso é bom para o ouvinte. Quem ganha somos nós em termos boas rádios com diversidade do que ouvir na hora que quisermos boa qualidade.
Fecho meu primeiro post. Peço a você que comente essa história. Agradou? Esqueci de alguma rádio? Deixe seu comentário, sua opinião é sempre importante.
Abraços e até a Próxima postada! ;)
Por Alisson Cavalcanti
O Alisson Cavalcanti realmente demontrou um excelente conteúdo, e segurança naquilo que escreveu. Inaugurando a Caluna "Cabeça de Rede", com ênfase nas rádios nacionais de maior sucesso. Se realmente ele mostrar um pouquinho das nossas rádios paraibanas, irá valorizar ainda mais o conteúdo do "Communis PB".
ResponderExcluirJosé Carlos Brito